02/09/2021 às 22:52 Newborn

Como escolher um fotógrafo de recém-nascidos?

10
4min de leitura


O ensaio Newborn, palavra copiada da termologia da língua inglesa, é o ensaio de recém-nascidos feito logo nos primeiros dias de vida do bebê. O ensaio acontece geralmente quando o bebê tem entre 6 a 15 dias de vida, e é quando ele é mais “dorminhoco”, sendo mais propício para o registro.



A fotografia Newborn ficou conhecida mundialmente quando a fotógrafa australiana Anne Geddes desenvolveu uma assinatura, que causou grande impacto visual. Ela fotografou crianças pequenas vestidas de personagens, e criou calendários para venda, e sua renda, doada para uma instituição. Nos anos seguintes, outros calendários foram feitos, e o sucesso foi tão grande, que em algumas edições se esgotavam rapidamente. Em entrevista para a revista Fotografe Melhor, ela diz que: “Sinto que bebês e crianças expressam e ilustram valores profundos e universais, como beleza, confiança, amor, pureza e inocência. Bebês também representam esperança”.


 Algumas vezes, a principal escolha para os pais é o preço, e eu entendo literalmente que é um dos fatores principais na escolha do seu fotógrafo, nos dias atuais. Em vez de ser este o primeiro item da sua lista, não seria melhor questionar a destreza do fotógrafo? Se ele tem ou não, conhecimento e a experiência para o manuseio de seu bebê?

Por isso é tão importante garantir que o fotógrafo que você escolheu seja qualificado para fotografar seu bebê.

Portanto, as principais perguntas a fazer ao procurar o fotógrafo de recém-nascido são:

# Há quanto tempo ele é um fotógrafo recém-nascido?

# Ele tem curso de fotografia de recém-nascido?

# Ele tem treinamento de pose e segurança para recém-nascidos?

# Ele tem um estúdio ou virá até você?


Manipulação de imagem para segurança do bebê.

O conhecimento e a experiência em poses com segurança são importantes, pois alguns clicks devem ser feitos apenas como composições (onde duas fotografias digitalmente são fundidas em uma), o que significa que as mãos estão no bebê o tempo todo.




Como é a pele do recém-nascido?

A pele do recém-nascido é diferente da do adulto. È mais fina, sensível e frágil.

A pele de um adulto, tem o pH menor que 5, ou seja, é ácida. Em contra partida, a do recém-nascido tem o pH perto de um valor neutro (pH = 7).

Além disso, tem também menor espessura e menor quantidade de lípidos o que leva, entre outros aspetos, a apresentar menor capacidade de defesa contra a proliferação bacteriana e a desidratação.

São estas algumas das características que tornam a pele dos recém-nascidos tão especial.


 Durante o ensaio, tanto na casa dos pais, quanto no estúdio, se ele estiver sem roupas, a temperatura, para seu conforto, deve estar em torno de 27 a 28ºC. Esta temperatura deve ser sempre controlada no decorrer do ensaio, pois cada bebê é único, assim como seu sentido de frio e calor.


Higiene no manuseio do bebê

Segundo o Ministério da Saúde em seu guia “Atenção à saúde do Recém-nascido”, o cuidado com a saúde do recém-nascido tem importância fundamental na promoção da qualidade de vida. No período Neonatal, momentos de grande vulnerabilidade na vida, concentram-se riscos biológicos, ambientais, havendo necessidades de cuidados especiais.

No estúdio, ou na casa dos pais, o fotógrafo deve manter suas mãos e braços sempre limpos. E sempre refazer a assepsia. O uso de sabão na lavagem de mãos e braços é muito importante no manuseio dos recém-nascidos, assim como o uso de máscara. Exija que seu fotógrafo mantenha estes hábitos.


O que preciso levar para o ensaio em estúdio?

Sempre levar para os ensaios o que sua experiência observou que o bebê necessitou nestes dias. Se toma reforço na mamadeira, leve a mamadeira, o reforço e água filtrada ou fervida, de acordo com a indicação de seu médico. Fraudas são sempre bem-vindas, pois algumas trocas acontecerão. Se ele faz uso de chupeta, leve, isto ajuda a acalmar. Geralmente, alguns estúdios têm chupetas para uso durante o ensaio, mesmo que a criança não faça uso no dia-a-dia. Se o bebê usa algum tipo de remédio, e muito importante levar. Trocadores e materiais de higiene pessoal já testados no bebê, é recomendado.

 Lembre-se sempre, antes de fazer o ensaio de seu bebê, consulte o médico que o acompanha para suas recomendações do estado geral de seu bebê.



Eu sou Renato Leal, Biólogo, microbiologista e fotógrafo por amor e formação. Trabalhei por muitos anos em unidades hospitalares, onde o cuidado e manuseio com os recém-nascidos eram primordiais durante minha manipulação nos procedimentos com eles.


 Se você gostou desta matéria, curta e compartilhe. Aguardo vocês para registrar este momento especial na vida de vocês.


Que seu bebê seja um lindo filho para vocês, assim como vocês, lindos pais para ele.

Renato Leal

02 Set 2021

Como escolher um fotógrafo de recém-nascidos?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Como escolher um fotógrafo de recém-nascidos escolha de fotógrafo fotógrafo ideal fotografo newborn newborn recém-nascido

Olá, o que podemos fazer por você? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp